Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade.

 

Joseph H. PilatesCriador do Método Pilates

Sobre o Método Pilates

O Método Pilates tem-se mostrado há mais de 80 anos como um método eficaz e seguro de exercício físico, quando ensinado e aplicado corretamente. Joe era um “criador e génio universal”, muito além do seu tempo. Não apenas desenvolveu um programa singular, que não necessita de ser modificado porque funciona, como também projetou todos os equipamentos, especificações e ajustes necessários para ensiná-los corretamente.  

As pessoas só vão perceber o quanto meu trabalho é brilhante daqui a 50 anos.

 

Joseph H. PilatesCriador do Método Pilates

O que é a Contrologia

A criação original, designada como "Contrologia" pelo seu criador, é o que se denomina como Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental. Podemos afirmar que existe uma notável diferença entre algumas técnicas, baseadas nos exercícios desenvolvidos por Joseph Pilates, mas que não refletem, rigorosamente, o Método da Contrologia. Este é o diferencial do trabalho desenvolvido no Estúdio Pilates Cascais, onde a formação e qualificação dos instrutores seguem a essência do método eficaz e original, através de um processo rigoroso de certificação. 

Com a prática seguimos compreendendo os princípios do Método:

  1. A concentração é imprescindível para o exercício ideal, a mente faz a combinação correta e veremos todos os movimentos do corpo relacionados.
  2. A centralização chega a um ponto quase involuntário já que é o centro de força que possibilita todo o trabalho feito e o que vier a ser feito no futuro. 
  3. O controle nos leva a um aproveitamento máximo onde a mente conduz à prática perfeita.
  4. A respiração adequada é coordenada com os padrões de cada um, levando a otimizar o trabalho de fortalecimento do abdómen.
  5. A precisão, juntamente, com o controle não só conduz ao aproveitamento total do exercício, bem como deixa evidente que neste nível não podemos hesitar.
  6. A fluidez dos movimentos leva a um trabalho suave e uniforme, sem pressa em nenhuma etapa, e se todo o trabalho for coordenado atingimos este objetivo.

Todo o trabalho de flexibilidade, fortalecimento e controle continua de forma consciente sempre enfatizando cada individualidade.

Eu inventei todas as máquinas. Em 1925 eu as usei para exercitar pacientes reumáticos. Veja, você vê a máquina resistir seus movimentos de modo certo, então seus músculos internos terão que trabalhar contra a resistência, dessa maneira, você se concentra no movimento. Você deve executá-lo sempre suave e lento e então seu corpo inteiro trabalha e está presente.

 

Joseph H. PilatesCriador do Método Pilates

Sobre Joseph Hubertus Pilates

“Hubertus significa mente-coração e espírito luminoso” 

Hubertus Joseph Pilates (1883-1967), assim foi registado, nasceu na Alemanha, em 1883. Em 1911  mudou-se para a Inglaterra. Durante a Primeira Guerra Mundial em 1914, foi internado com outros cidadãos alemães num um acampamento perto de Lancaster. Foi aqui que o início do Método começou a tomar forma. Após a guerra, em 1926 Joseph Pilates emigrou para os Estados Unidos. No navio para a América, ele conheceu sua futura esposa, Clara. O casal fundou um estúdio em Nova Iorque, logo estabeleceram seguidores na dança e na comunidade de artes e ensinou e supervisionou diretamente os seus alunos até à década de 1960.

 Joseph e Clara chamaram ao Método de "Contrologia", do ponto de vista deles, "Contrologia" é a coordenação completa do corpo, mente e espírito. Pilates praticou o que desenvolveu e viveu uma vida longa e saudável. Morreu em 1967 com a idade de 84 anos. O seu desejo era de que todos tivessem a oportunidade de praticar o seu Método e hoje, a Contrologia é praticada em todo o mundo, pelas mais diversas pessoas.




Joseph Pilates

Sobre Romana Kryzanowska

Bailarina de formação, começou a praticar o Método devido uma lesão. A partir desse momento Romana Kryzanowska (1923-2013) dedica-se aos exercícios e filosofias ensinados por Joseph Pilates e pela esposa Clara Pilates. Muito próxima dos seus ensinamentos trabalhou como professora no estúdio de Joseph e após a morte deste, Clara encarregou-a da tutela do Método. Assim, durante 57 anos transmitiu o método no seu estado puro e original, tal como projetado por seu criador. Romana era fiel depositária de documentos e fotos que comprovam a autenticidade de seus ensinamentos, dando início ao seu próprio programa de formação de professores, o Romana’s Pilates, juntamente com a sua filha Sari Mejia Santo.  Mestras reconhecidas do Método, tanto Romana quanto Sari, ainda hoje, juntamente com sua filha Daria Pace, merecem o nosso agradecimento e admiração pelo trabalho e respeito com que têm conservado, no seu ensino, a pureza da Contrologia. 


Romana Kryzanowska